Thursday, February 5, 2009

To Be Continued...

A revista Time considerou o LHC o acontecimento cientifico do ano apesar deste só ter funcionado durante aproximadamente 2 semanas. O primeiro feixe percorreu os 27 km do acelerador de partículas no dia 10 de Setembro. Durante a semana da inauguração do LHC o CERN foi presença habitual nos meios de comunicação generalistas.

Infelizmente, na manhã de 19 de Setembro uma fuga de hélio líquido conduziu à interrupção forçada desta experiência. O hélio líquido serve para arrefecer os ímanes a uma temperatura próxima do zero absoluto. A essa temperatura certos materiais conduzem corrente eléctrica sem resistência. Quando isso acontece produzem-se campos magnéticos muito intensos.

Quando o LHC estiver a funcionar os ímanes supercondutores utilizados neste acelerador de partículas vão gerar campos magnéticos poderosos, atingindo os 7 tesla. O campo magnético da Terra é da ordem dos microtesla. São estes campos magnéticos intensos que permitem curvar os protões do feixe, enquanto que os campos eléctricos permitem acelerar os protões do feixe.

No comments: